Customizar é uma das modas destes tempos pós-modernos. Na busca incessante da identidade, cada um quer vestir algo que reflita um pouco de sua personalidade. Daí a onda de apropriar o figurino ao estilo pessoal ou à demanda do consumidor. Assim, é possível mudar, converter uma roupa ou um complemento em uma extensão do jeito de ser da pessoa.


Assim, bordando uma peça já usada, criando desenhos ou pintando sua superfície, cortando mangas ou decotes, o indivíduo está imprimindo a personalidade ao seu traje. Por todas as partes do Planeta as pessoas estão criando e recriando sobre roupas antigas, gerando sua própria moda.


Esta expressão provém do idioma inglês – ‘custom’, que tem o significado de ‘personalizado, elaborado sob medida’. Ela também pode se referir à atitude de converter uma veste em outra peça do vestuário, ou um sapato em outro totalmente diferente. Assim, o cliente pode diversificar gastando muito pouco, bem menos do que se fosse adquirir outra roupa.


Muitas vezes é necessário apenas unir alguns elementos, como tintas, tesoura, agulhas, canetas próprias para tecido, algumas pedras coloridas para incrementar um bordado, botões, fuxicos, cordões, entre outros itens simples. E pronto, basta somar a tudo isso boas porções de engenhosidade.
Outra vantagem da customização é a possibilidade de poder elaborar modelos totalmente originais, que ninguém mais estará vestindo. Ou seja, qualquer um pode se transformar em um estilista pessoal. Desta forma também será fácil encontrar uma nova utilidade para a roupa que seria descartada.


Qualquer peça do vestuário pode ser customizada, desde uma simples camiseta até um pomposo vestido de festa. É possível realizar o mesmo empreendimento com bolsas, sapatos, acessórios e até mesmo com um tênis. Mas é bom começar com transformações mais singelas, até se adaptar a esta atividade.





Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Customização
http://blog.alemdapropaganda.com.br/2007/07/25/peugeot-206-customizado/
http://artesnarua.blogspot.com/2008/09/glossrio-de-artesanato.html
http://lullypop.com/o-que-e-customizacao/
http://customize.marielydelrey.com/customizacao/

0 comentários:

Quem escreve...

Quem escreve...
Frann Maia-Arte Educadora

Postagens populares

Seguidores

Total de visualizações de página

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog