O que é? Pra que serve? Por que surgiu?

Essas respostas e muito mais você confere mais abaixo, aqui no blog da Tia Fran....

O Carnaval teve sua origem na Idade Média, faz tempo não?

E acredite se quiser, é uma festa que teve origem por causa da Igraja Católica.... foi criado para que fosse um período para se dar adeus à carne, daí surgiu também o termo Carnaval...pois logo após começaria a Quaresma, período em que os cristãos deveriam (e ainda continua sendo assim) fazer penitência.

Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta Feira de Cinzas.

O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações.

Na Antiga Roma o Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas, de 17 a 23 de dezembro. Todas as atividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps).

No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.

O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.  A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da Finlândia.
O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo.  Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada como o maior bloco de carnaval do mundo.

Fonte: wikipédia

0 comentários:

Quem escreve...

Quem escreve...
Frann Maia-Arte Educadora

Postagens populares

Seguidores

Total de visualizações de página

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog